Por que optar por um treinamento digital se você está acostumado com o tradicional?

A internet mudou as relações e ampliou possibilidades, deixando as fronteiras entre real e virtual cada vez mais tênues. Essa nova configuração de mundo traz reflexos também no ambiente corporativo. E não é diferente quando falamos de treinamentos.

Cada vez mais, o formato clássico de sala de aula, professor e apostila dá espaço para alternativas inovadoras, que exploram todos os recursos e benefícios que o mundo digital oferece. O aprendizado se torna uma experiência única e os resultados surpreendem.

Empresas que dão alta prioridade para a formação de seu time têm buscado o que há de mais moderno no mercado de treinamentos, abrindo a mente para sair do molde tradicional e ousar formatos menos convencionais que provocam novos estímulos no público interno. As possibilidades trazidas pelo mundo digital são várias e se moldam com facilidade às diferentes necessidades e perfis das organizações.

Ainda assim, é comum a resistência aos treinamentos digitais. Por muito tempo, líderes e gestores estiveram habituados aos formatos tradicionais e relutam em experimentar as novas metodologias. Essa decisão pode ficar mais fácil quando os benefícios dos treinamentos digitais são conhecidos.

E quais são os benefícios dos treinamentos digitais?

Começando pelas vantagens mais evidentes, os treinamentos digitais conseguem atingir um grande número de colaboradores apesar de qualquer barreira geográfica, podendo ainda ser moldados ao ritmo de aprendizagem de cada um. Materiais mais atraentes e dinâmicos podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, são mais econômicos, pois dispensam deslocamento e impressão de material, podendo ainda ser escaláveis, o que também otimiza o custo benefício.

Há ainda outras vantagens:

  • permitem maior flexibilidade de carga e horários, moldando-se a qualquer turno de trabalho e outras variáveis de tempo e logística;
  • o conteúdo está sempre disponível e instrutores também podem ter uma disponibilidade maior para o atendimento dos participantes;
  • expandem a capacidade de personalizar conteúdo para usuários individuais;
  • facilitam a gestão do processo de treinamento, por meio de métricas de acesso e progresso, permitindo também um melhor acompanhamento individual de cada participante;
  • estimulam a autoaprendizagem, o autogerenciamento e um maior senso de responsabilidade dos colaboradores sobre o seu próprio desenvolvimento profissional;
  • satisfazem as novas gerações, mais conectadas ao mundo digital e interessadas em empresas que investem no crescimento dos seus colaboradores (a retenção de talentos é uma preocupação de toda empresa também);
  • permitem uma atualização ágil e prática de conteúdo;
  • oferecem maior possibilidade de agregar ao treinamento ferramentas e materiais inovadores na transmissão das informações.

Há ainda um outro benefício que merece ser mencionado com destaque: treinamentos digitais podem propiciar maior engajamento e, com isso, mais facilidade na absorção e retenção do conteúdo.

E por que os treinamentos digitais têm maior potencial de engajamento?

Porque oferecem estímulos diferentes, permitindo um aprendizado mais leve, por meio inclusive de entretenimento e diversão. O colaborador deixa de lado aquela sensação de estar cumprindo uma “obrigação” e passa a ter vontade de participar do processo. Sente-se envolvido e instigado pelo conteúdo e pelo método. Sente-se também valorizado por ver sua empresa trazer para a equipe os métodos mais modernos e inovadores disponíveis no mercado: realidade virtual, gamificação, realidade aumentada, webinars e diversas outras técnicas que proporcionam experiências novas e estimulantes. O resultado é satisfação e motivação no ambiente de trabalho.

Com um mercado cada vez mais competitivo, onde fica difícil alcançar um diferencial, o treinamento das equipes torna-se uma estratégia de peso na gestão dos negócios, não somente visando à retenção de talentos, mas também à otimização de resultados e performances individuais dos colaboradores. A tecnologia se torna uma aliada nesse contexto e as empresas que aceitam o desafio de modernizar seus processos de treinamento ficam um passo à frente da concorrência, ao mesmo tempo em que alcançam a satisfação e o maior envolvimento dos seus colaboradores.

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